PÃO MATZÁ
PÃO MATZÁ
A Léo dos Truques e Quitutes ontem, me apresentou essa novidade. A receita estava postada na comunidade Culinária-Receitas pelo Daniel, dono do blog Feito na Hora, claro que quando eu vi a receita não resisti e fui fazer.
É mesmo incrível o resultado e a praticidade.
Ele parece milagroso pois alimenta, acabou sendo nosso lanchinho da noite.
A história do pão é a seguinte:
Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), eu adotei usar o MATZÁ, achei lindo esse nome, מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.
De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.
Essa versão é atualizada, acrescentando azeite e sal.
Aqui em casa, não paramos de comer até acabar!
Ingredientes:
2 xic. de farinha
1/3 xic de azeite de oliva (eu usei o Extra Virgem Borges)
1/2 de xic de água
1 colher de sobremesa de sal
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno no máximo. Misture a água ao azeite. Veja o vídeo. Acrescente a farinha e o sal e forme uma massa homogênea. Divida a massa em 12 pedaços. Jogue farinha na mesa e abra a massa com ajuda de um rolo cada pedaço bem fininho, a massa fica quase transparente. Coloque em assadeiras (não é necessário untar). Com o forno bem quente, atenção, é 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro. Mas como cada forno é diferente, o segredo é deixar crocante e douradinho, mas sem queimar. Eles saem do forno parecendo que ainda não estão totalmente crocantes, mas eles secam em seguida.
Comentários
Postar um comentário