2 Timóteo 1.6-11: O DOM QUE HÁ EM TI
O DOM QUE HÁ EM TI
(2 Tm 1.6-11)
1. INTRODUÇÃO
Neste texto, que integra a última obra de Paulo, o apóstolo faz um resumo do Evangelho. Ele recomenda a Timóteo manter-se forte numa civilização em colapso.
Em certo sentido, nosso contexto é o mesmo: estamos tendo o privilégio de viver numa sociedade onde convivem tensamente o velho, que se esgotou, e o novo, que nos assusta por não sabermos em que vai dar.
Timóteo era uma pessoa de saúde física e emocionalmente fraca. Ele sofria de dores no estômago (talvez uma gastrite ou algo mais grave) e de desânimo, talvez por sua pouca idade e pela enormidade dos desafios.
Os cristãos não são superhomem, sem problemas. Nós estamos sujeitos às mesmas dificuldades que os outros. Em nome da defesa do Evangelho, vendemos uma imagem (felizes tipo sorriso <ii>colgate<fi>) que não condiz com a realidade de nossas vidas e muito menos com a natureza do Evangelho. Há muitas pessoas que sofrem por causa deste estoicismo estranho à Bíblia. Paulo mesmo, ao longo de suas cartas, fala naturalmente de seus sofrimentos. Jesus não escondeu sua angústia ante à iminência da morte.
Comentários
Postar um comentário